quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE ANO NOVO

Apesar de todas as tempestades, o que mais importa é

saber que há sempre uma caminho a seguir e neste

novo ano que surge como sol da manhã teremos tempo para recomeçar! Feliz Ano Novo!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eu quero acreditar em vocês humanos!

Decifra-me!

ECLIPSE LUNAR

Dia 21 de dezembro é o nosso solstício de Verao. Moradores de regiões próxima à latitude de 23 graus sul, observem suas sombras ao meio dia verdadeiro e verãoo que quase nao possuem sombras, pois o Sol está a pino sobre você. Aliás, é assim que se define o Trópico de Capricórnio, pois é a latitude máxima ao Sul, na qual o Sol fica a pino. Nao deixem de observar.

Eclipse lunar total. Na mesma data 21/12/10 também haverá um eclipse lunar total. Nao percam. Vejam detalhes em:
Aproveitem para se inscreverem gratuitamente no curso à Distância de EVOLUCÃO ESTELAR do Observatório Nacional. Inscrições e informações no link:

domingo, 12 de dezembro de 2010

MENSAGEM DE FIM DE ANO

"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." (Carlos Drummond de Andrade)

NARCISISMO

A palavra Narciso, do ponto de vista etimológico, significa entorpecimento, torpor. Conta o mito que Liríope, uma ninfa, passeava pelas margens tranqüilas do rio Cefiso quando o rio, intrépido em sua energia sexual tomou-a para si. Liríope engravidou. Teve uma gestação penosa e indesejável. O parto entretanto, fora jubiloso, a criança a que ela dera a luz era de uma beleza inimaginável. O menino chamou-se Narciso e cresceu belo como jamais um ser humano conseguira ser. Impressionada com tanta beleza, Liríope procurou Tirésias, um cego que profetizava. Liríope queria saber quanto tempo viveria Narciso e qual o seu destino. Tirésias respondeu o seguinte: “Viverá enquanto não se deparar com sua própria imagem”.
Narciso cresceu. Tornou-se desejado pelas deusas, pelas ninfas e pelas jovens da Grécia inteira. Entre as grandes apaixonadas estava a ninfa Eco. Esta jovem ninfa foi, numa ocasião, friamente repelida por Narciso. Eco então se isolou e se fechou numa imensa solidão e acabou por transformar-se num rochedo capaz apenas de repetir os derradeiros sons do que se diz. As demais ninfas, revoltadas com a insensibilidade e frieza de Narciso, pediram vingança à deusa Nêmesis. Esta condenou-o a amar um amor impossível.
Então, num verão enquanto caçava, Narciso percebeu que estava sedento. Debruçou-se sobre uma fonte para mitigar a sede. Enquanto estava debruçado sobre o espelho das águas, viu-se. Viu a própria imagem refletida na água e então, não pôde mais sair dali: apaixonara-se pela própria imagem. Ali mesmo morreu e seu corpo, deu lugar a uma delicada flor amarela, cujo centro era circundado de pétalas brancas. Era o narciso.
O que o jovem Narciso amou foi a sua alma. É isso que se deseja dizer quando se fala no reflexo. Ele jamais pôde abandonar as águas paradas da fonte. Narciso cometeu o suicídio porque ao recusar-se a abandonar a fonte, deixou de comer (receber). O suicídio é explicito. O suicídio foi motivado pela desilusão: a imagem querida e amada que surge no reflexo não possuia equivalência no mundo real e objetivo. Assim são os narcisistas: pessoas perdidas em si mesmas. Não se trata de se acharem lindos apenas. Ser lindo e bonito é apenas uma parte do processo patológico desses indivíduos.
O narcisista é um sujeito que recria o mundo a partir de si próprio. Crê que pode bastar-se sozinho e assim, não precisa de ninguém, não ouve ninguém e, tudo o que pensa e diz é o que conta. O narcisista é o único e todo-poderoso pelo corpo e pelo espírito. É independente e autônomo sempre que sua vontade o exigir, mas de quem os demais dependem absolutamente. Como ele é único, pode encher os demais de favores e concessões.
Mesmo quando algo vai mal, o narcisista não pode se dar por vencido, a situação ruim torna-o objeto de sacrifício, ele considera-se um instrumento de Deus. Por se tratar de uma criatura tão especial, o narcisista está sempre pronto a renunciar a alguma satisfação. Aliás, onde houver necessidade de renunciar a uma satisfação, lá estará o narcisista. Seu objetivo é ser puro e assim, renuncia ou empobrece seu relacionamento com o mundo. Ele renuncia a tudo, ao prazer e ao desprazer, pois ele, segundo suas convicções, está além disso. Como no mito de Narciso, é insuportável a idéia de que o mundo real não tenha equivalência com o mundo interno que ele idealiza. Tudo fora é imperfeito, agressivo, feio e absurdo. Então, nada de fora é aceito, sequer considerado.
O narcisista é aquele tipo de pessoa a quem se dá amor de forma irrestrita, mas ele nunca se sacia e acaba sempre por dar a impressão de que não se tem amor para dar ou não sabe-se dar amor. Em outros aspectos da vida, eles se comportam de forma semelhante. Tudo o que se faz está mal feito e eles sempre podem fazer melhor. Fica-se com aquela sensação desagradável de ser um idiota crônico, quando se convive com um narcisista.
O ponto fraco do narcisista é o corpo. Este vai trazê-lo sempre de volta à realidade e conseqüentemente destruir as fantasias de divindade. O narcisista tem temor ao corpo, aos cheiros dele e aos excrementos, justamente porque estes refletem sua condição animal. O corpo é a sina do animal. Ele remete à humanidade na medida em que oferece experiências de prazer e dor. O prazer o faz dependente porque conta que precisa-se do outro para obté-lo. O narcisista recusa-se a tudo, inclusive ao amor. Só quer ser idolatrado e admirado.
Na verdade o narcisista é um indivíduo que, por algum motivo, durante sua vida infantil, foi traumatizado no relacionamento com os pais. Não suportou a dor do trauma. Recusando-se, criou na sua mente um mundo idealizado, onde tudo é belo, colorido e perfeito (estado de entorpecimento, torpor). É um bebê num corpo adulto. E como tal quer parecer-se com os pais idealizados ou seja, aqueles pais maravilhosos que não têm dificuldades, sensações, ou problemas (ele ama um amor impossível). Como o Narciso do mito, não se alimenta. Isso significa que não pode receber nada que venha de fora. Está trancado numa carapaça rígida e forte.
O narcisista tem uma péssima impressão a seu respeito mas, esta idéia, está longe da consciência. Isso implica dizer que na realidade, os pais foram maus, falharam com ele. E ele acredita que foi impotente para conseguir fazer-se amar. Sente vergonha de não ser o que pretendia ser. Ou seja, seu estado narcísico é uma defesa contra sua dor primeira. É por isso que o narcisista não suporta ser contrariado e nem aceita que lhe digam que tem defeitos. O defeito está sempre nos outros todos, mas nunca nele. Como todo ditador que se preze, o narcisista é alguém que precisa de público, daqueles que o admirem de forma incondicional e irrestrita. É um dependente.





ÁGUA - FORÇA BENDITA!

Deli, Índia. Todos querem, apenas, um pouco de água...

Dois Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.


Os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume, no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão...


As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.


Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.

Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.

Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...

VALORIZE A ÁGUA!



EM ALGUNS LUGARES, ELA NÃO EXISTE MAIS...