segunda-feira, 16 de maio de 2011

THE BOOK OF ELI

MUNDO

SALVE O PLANETA

SALVE O PLANETA - CAMPANHA ANIMAL PLANET

CONSUMISMO E CAPITALISMO

O consumismo é outra característica da sociedade contemporânea que produz impactos preocupantes sobre o ambiente natural e construído. A sociedade capitalista industrial criou o mito do consumo como sinônimo de bem-estar e meta prioritária do processo civilizatório. A capacidade aquisitiva vai, gradualmente, se transformando em medida para valorizar os indivíduos e fonte de prestígio social. A ânsia de adquirir e acumular bens deixa de ser um meio para a realização da vida, tornando-se um fim em si mesmo, o símbolo da felicidade capitalista (Buarque, 1990; Gorz, 1968; Fromm, 1979).

Para a lógica capitalista de produção o principal objetivo é atender ao consumidor e estimular necessidades artificiais que promovam uma maior rotatividade e acumulação do capital investido. Naturalmente, nesta lógica as categorias de consumidor e indivíduo/cidadão são diferentes. Consumidor é toda pessoa dotada de poder aquisitivo, capaz de comprar mercadorias. O mercado e as mercadorias não são destinados a satisfazer toda e qualquer necessidade das pessoas, mas sim dos consumidores.

É por esse motivo que assistimos, freqüentemente, por exemplo, o Brasil investir na exportação de soja para alimentar o rebanho animal europeu, enquanto grandes contingentes da população brasileira não tem feijão para comer e os produtos alimentares básicos - conhecidas como culturas de pobre, como mandioca e feijão - não são atendidos com investimentos de pesquisa.

Assistimos, também, diariamente, ao crescimento simultâneo do mercado de rações animais e do número de menores abandonados nas ruas. Isto porque o mercado no capitalismo é um eficiente instrumento para alocar recursos, para indicar os caminhos da maior rentabilidade econômica, mas não foi programado para perceber e responder a necessidades e problemas sociais.

A natureza intrínseca do capitalismo exige, para sua sobrevivência, acumulação e investimentos crescentes, o que inevitavelmente aponta para a estimulação do sistema de produção/consumo. O sistema de produção que satisfaz as necessidades dos consumidores é o mesmo que as cria; seja por processos de competição entre consumidores, pelo estímulo do sistema de valores e prestígio social, seja através da publicidade e marketing. Observa-se, assim, que a teoria econômica, historicamente, defendeu o crescimento do sistema de produção/ consumo de forma completamente desvinculada de considerações éticas entre meios e fins. Os economistas, grosso modo, se atinham à satisfação dos consumidores sem se perguntar pela relevância, justiça, legitimidade ou pela racionalidade das necessidades atendidas (Galbraith, 1987; Buarque, 1990).

São, portanto, evidentes as conseqüências do consumismo sobre o meio ambiente e sobre a qualidade da vida social. Tal tendência conduz, por um lado, ao desperdício no uso de recursos naturais e energéticos e, por outro, agrava os problemas de geração e processamento de lixo.

Do ponto de vista cultural e econômico, aprofunda os processos de alienação e exploração do trabalho e cria irracionalidades como a industria bélica, a proliferação de supérfluos e a obsolescência planejada. Representa, enfim, um tipo de comportamento e de ideologia que alimenta o processo de degradação, tanto das relações sociais em si quanto das relações entre sociedade e natureza.


TRABALHO: FAÇA UMA DISSERTAÇÃO BASEADA NO TEXTO ACIMA, COM NO MÍNIMO 30 LINHAS. DEFENDA UM PONTO DE VISTA, DISCORDANDO OU NÃO. FAÇA RELAÇÕES, NÃO ESQUEÇA DE ABORDAR A TEMÁTICA DO MEIO AMBIENTE. ENTREGAR VIA E-MAIL ATÉ 24/05.

I HAVE A DREAM

“Eu tenho um sonho. E estou contente em unir-me a vocês nesse dia que entrará para a História como a maior manifestação pela liberdade na história de nossa nação.

Pois agora é o tempo para transformar em realidade as promessas da democracia.  Agora é o tempo para subir do vale das trevas da segregação ao caminho iluminado pelo sol da justiça racial.

 Agora é o tempo para erguer nossa nação das areias movediças da injustiça para a pedra sólida da fraternidade. Agora é o tempo para fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus.

E eu digo a vocês hoje, meus amigos, que embora enfrentemos as dificuldades de hoje e de amanhã, eu ainda tenho um sonho. Um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos esta verdade e ela será clara para todos; que os homens são criados iguais.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança.

Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade.

Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, defender juntos a liberdade, e, quem sabe, seremos um dia, livres.

Este será o dia, quando todas as crianças poderão cantar um canto antigo, com um novo significado.

Então, em todas as montanhas, ouviremos o sino da liberdade.

E quando isto acontecer, quando nós permitimos ao sino da liberdade soar em toda moradia e todo vilarejo, em toda cidade e em todo estado, nós poderemos chegar àquele dia, quando todas as crianças de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, todos, sem exceção, poderão unir suas mãos e cantar as palavras do velho canto spiritual negro:

Livres, afinal, livres afinal.

Agradecemos a Deus todo-poderoso. Nós somos livres, afinal."


Essas palavras são trechos de um discurso de Martin Luther King, proferido nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington em 28 de agosto de 1963.

O sonho não é apenas de Martim Luther King. Outros sonharam antes dele e outros tantos, por todo canto, continuam sonhando depois. Você certamente sabe quem foi Mahatma Gandhi, mas talvez não tenha ouvido falar em Chico Mendes. Eles, e tantos, também sonharam esse sonho humano, o nosso sonho, de todas as gentes, de todos os tempos, de todos os povos e nações.

Temos sonhado muito e sempre com um mundo onde justiça, paz, liberdade, fraternidade e principalmente dignidade, sejam mais que belas palavras em discursos inspirados.

Sonhamos que essas palavras ganhem gesto e vida, nas nossas vidas, e sejam um desejo genuíno, profundamente arraigado nos corações e mentes de todos os seres humanos.

E que, então, sonhando com as mãos, possamos construir um mundo em que a cor da pele não seja causa nem de discriminação, nem de espanto, nem de surpresa, nem de admiração.

Que cada um de nós, homens e mulheres, sejamos admirados simplesmente porque somos homens e mulheres, seres humanos, irmãos de vida e de sonhos.

Pois nós temos um sonho, meus alunos, e queremos sonhá-lo bem acordados...



Prof. Joel Dimas
Março de 2011

METADE

Que a força do medo que tenho
não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo em que acredito
não me tape os ouvidos e a boca.
Porque metade de mim é o que eu grito,
mas a outra metade é silêncio.
Que a música que eu ouço ao longe
seja linda, ainda que tristeza
que a mulher que eu amo seja pra sempre amada,
mesmo que distante.
Porque metade de mim é partida
mas a outra metade é saudade.
Que as palavras que eu falo não sejam
ouvidas como prece e nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas
como a única coisa que resta
a um homem inundado de sentimento.
Porque metade de mim é o que ouço,
mas a outra metade é o que calo.
Que essa minha vontade de ir embora
se transforme na calma
e na paz que eu mereço.
Que essa tensão que me corroe por dentro
seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que penso
mas a outra metade é um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste,
e que convívio comigo mesmo
se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto o
doce sorriso que eu me lembro
de ter dado na infância.
Porque metade de mim
é a lembrança do que fui,
a outra metade eu não sei…
Que não seja preciso mais do que uma
simples alegria para me
fazer aquietar o espírito.
E que o teu silêncio me fale cada vez mais.
Porque metade de mim é abrigo,
mas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta,
mesmo que ela não saiba.
E que ninguém a tente complicar
porque é preciso simplicidade
para fazê-la florescer.
Porque metade de mim é a platéia
e a outra metade, a canção.
E que minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor
e a outra metade… também!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SEMEADOR DE ESTRELAS

Existem momentos em nossa vida que por mais que queiramos não conseguimos enxergar o óbvio. O Semeador de Estrelas é uma estátua localizada em Kaunas, Lituânia.Durante o dia passa desapercebida. Mas quando a noite chega a estátua justifica seu nome... 


Que possamos sempre ver além daquilo que está diante de nossos olhos, hoje e sempre...