terça-feira, 15 de junho de 2010

TRABALHO SOBRE DROGAS - 2º ANO ENSINO MÉDIO - GEOGRAFIA

INALANTES
• Os inalantes geralmente possuem mais de um produto químico certos inalantes saem do corpo com mais rapidez. Já outros são absorvidos por tecidos gordurosos do cérebro e no sistema nervoso e pode ficar bastante tempo por lá.

• Um desses tecidos gordurosos chama-se Mielina. Uma cobertura que protege e está em volta de muitos neurônios.

Imagine que o neurônio é uma “fiação elétrica” e que a mielina e a “borracha” de isolamento e com a ação de inalantes a longo prazo pode quebrar a mielina e assim romper os “fios”. Isso terá como conseqüência a perda de transmissão de mensagens entre os neurônios.

• Estudos mostram também que os neurônios, em uma parte do cérebro chamado hipocampo, podem ser danificados pelos inalantes por falta de oxigênio.

• Uma razão pela qual os cientistas estão interessados nos inalantes é o fato de que esses químicos afetam a carga em muitas maneiras por que existem vários efeitos no corpo desde mudanças cerebrais até problemas no sistema circulatório.

• Há também alguns inalantes que aumentam diretamente o tamanho dos vasos sanguíneos obtendo maior fluxo de sangue, e outros podem acelerar os batimentos cardíacos. Esse poder ser um problema sério especialmente se for gás butano. O butano encontrado em isqueiros faz com que o coração fique sensível a um químico que carrega mensagens do sistema nervoso o coração. Se o coração fica sensível, por exemplo, em uma sacudida normal pode causar por algum tempo a perda do ritmo cardíaco e parar de bombear sangue para o corpo. Outros podem causar a morte por sufoca mento, pois o gás inalado é substituído, faltando oxigênio nos pulmões e no cérebro.

Nenhum comentário: