segunda-feira, 5 de julho de 2010

CORRIDA ESPACIAL - UM POUCO DE HISTÓRIAS ... USA E URSS

Imagine o seguinte cenário: os Estados Unidos estavam em desvantagem tecnológica na corrida contra o seu adversário, a União Soviética. Ambos queriam explorar o espaço sideral. Você foi escolhido dentre 110 pilotos altamente qualificados para ser um dos sete homens a ir para o espaço sideral. Passou por muitas horas de intenso treinamento físico e mental para esta missão. Você já viu explosões de foguetes iguais ao que vai te levar para o espaço. Agora está em um desses foguetes e ele está cheio de combustível explosivo. A contagem regressiva já começou. O mundo te observa na televisão. Em questão de minutos, você estará no espaço ou então morto depois que o foguete explodir. Não existe caminho de volta. O destino do novo programa espacial está nas suas mãos e depende do sucesso da sua missão.








Com projeto desenvolvido pela Boeing, o Lunar Rover foi o único jipe tripulado lançado no espaço. Cada missão Apolo, dede a 15 até a 17 levou o seu próprio jipe elétrico, que percorreram vários quilômetros. Os três permanecem atualmente abandonados na lua e fazem parte do lixo com que o homem insiste em poluir o espaço. Como a Apollo 17 foi a última missão espacial tripulada lançada, este jipe permanece como o último veículo usado pelo homem em superfícies extraterrestres.


O segundo e último jipe russo andou na lua dezenas de quilômetros até que um acidente acontecido no dia 9 de maio de 1973, antes do início da noite lunar, provocou o anúncio oficial do encerramento da missão em 4 de junho de 1973.



Este pequeno jipe de 8 rodas foi o primeiro veículo automotivo não tripulado a transitar fora da terra. Ele foi levado para a lua pela missão soviética Luna 17 e funcionou por 10 meses e lá se encontra abandonado. O fato de estar na lua não impediu que o Lunokhod fosse leiloado em 1993 pela Sotheby de Nova Iorque; surpreendentemente o jipe foi arrematado por 68.500 dólares. O comprador ainda espera uma oportunidade de ir a lua para resgatar a sua propriedade.






Nenhum comentário: