quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crise econômica - Maria Bordin Tarter - 2º ano


Graças a uma crise no sistema bancário dos Estados Unidos da América, este ano, várias quedas nas bolsas e muitas dívidas em todo o mundo estão acontecendo. Os empréstimos estão subindo, muito caros e muitos difíceis de serem conseguidos. Só resta as empresas procurarem outra forma de financiamento. O dólar está aumentando cada vez mais, ás vezes baixa, mas muito pouco.
O mercado está cada dia mais difícil, as dívidas tendem a aumentar. Muito dinheiro está na ‘’mão’’ de empresas que são privadas, e se, as empresas forem de algum modo renovar suas dívidas, arcarão com taxas muito mais altas de juros. Após algumas quedas na moeda americana, o dólar simplesmente está sendo muito valorizado, com algumas quedas ‘’normais’’ mas sempre volta a se valorizar rapidamente. A queda nas bolsas afeta a economia drasticamente, muitas pessoas perderam grande quantidade em dinheiro que investiram na bolsa. Há por alguns certa expectativa que o crescimento mundial diminuirá, e isso em alguns países já é visível. Se o valor das commodities caírem demais, as empresas que exportam serão as mais afetadas. As commodities minerais e agrícolas estão caindo.
Os bancos brasileiros encontram no momento taxas com valores altíssimos, para empréstimos no exterior. Muitas famílias estão passando por pequenas ou grandes dificuldades. Mas Muita coisa ainda está acontecendo.

Nenhum comentário: