domingo, 8 de agosto de 2010

BIENAL DO LIVRO - SÃO PAULO

IAB lança a Biblioteca do Bebê na Bienal do Livro

Ler para as crianças desde o berço tem forte impacto sobre o desenvolvimento da linguagem e da inteligência. É o que mostram os estudos internacionais. Para estimular esse hábito e trazer para o Brasil a discussão sobre a importância de políticas públicas voltadas a essa prática, o IAB está apresentando na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo a Biblioteca do Bebê, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Além desse espaço, o IAB promove na Bienal e em cinco outras capitais um seminário internacional com a participação de dois dos maiores especialistas mundiais no tema. Na Biblioteca do Bebê, a equipe do IAB fará demonstrações de técnicas adequadas de leitura para as diferentes faixas etárias entre zero e quatro anos, ou seja, aquelas que propiciam os estímulos mais eficientes para o desenvolvimento infantil em cada etapa. Além das demonstrações, o IAB desenvolveu uma cartilha e um vídeo explicativos sobre a melhor maneira de ler para cada idade (Primeira Infância Primeiras Leituras). Aproveitando o espaço da Bienal, o IAB lançará dois novos produtos: uma coleção de 12 livros adequada para crianças de até 3 anos (Coleção Pequenos Leitores), cujo objetivo é sinalizar para os pais e para o setor editorial os tipos de livros adequados para diferentes faixas etárias. Esses livros também deverão ser usados em programas de formação de hábito de leitura a serem desenvolvidos em parceria com estados e municípios. E tem mais: o IAB elaborou um Guia IAB de Leitura para a Primeira Infância: os 600 livros que toda criança deveria ler antes de entrar na escola.

Por que ler para crianças pequenas desenvolve a inteligência

Estudos científicos mostram que crianças que adquiriram o hábito de leitura aos três anos de idade, apresentam, aos 10, desempenho escolar superior às outras. Neste artigo, o professor João Batista explica porque ler para crianças pequenas estimula o desenvolvimento da linguagem, da cognição e da capacidade de abstração. Crianças que convivem desde cedo com a linguagem escrita, chegam a ter um vocabulário mais de 300% maior, no momento de entrar para a escola. O vocabulário é o tijolo do pensamento. Quanto maior o vocabulário e mais articulada a sintaxe, mais temos sobre o quê pensar e mais ferramentas temos para pensar.

Seminário internacional mostra a importância da leitura na Primeira Infância

O impacto da leitura desde o berço sobre o desenvolvimento da linguagem, da capacidade cognitiva e seus efeitos positivos no desempenho escolar serão os temas abordados por especialistas internacionais no ciclo de seminários que o IAB promove em seis capitais: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Alagoas, Recife e São Paulo, este último na Bienal do Livro.

Instituto lança programa de leitura para crianças de Zero a 3 anos

O IAB está lançando programas de leitura voltados para crianças na faixa de zero a 3 anos por ser essa uma etapa crítica, na qual estímulos e condições adequadas são essenciais para o pleno desenvolvimento, podendo ter consequências para o resto da vida. Por isso o IAB se capacitou para prestar apoio à elaboração e implementação de políticas públicas para a Primeira Infância e busca parceiros para desenvolver programas focados nessa faixa etária, voltados, principalmente, em famílias de baixa renda.

Nenhum comentário: